Bloco de Esquerda de Faro apresentará moção em defesa da Campina de Faro

Na próxima sessão da Assembleia Municipal de Faro o Bloco de Esquerda de Faro levará ao plenário uma moção em defesa da Campina de Faro.

O Bloco de Esquerda de Faro no seu programa eleitoral autárquico, sufragado em 2009, defende a preservação do uso agrícola da Campina, a consolidação dos núcleos urbanos existentes e consequente não aprovação de novas urbanizações fora dos mesmos. O mesmo programa defende ainda como prioritárias a reabilitação urbana e a dinamização do tecido produtor local, onde se destacam a agricultura e as pescas.

Perante as noticias vindas a lume, na comunicação social nacional e regional da semana transata, a respeito das utilizações da Campina de Faro, e certos que a preocupação com a preservação da Campina de Faro é transversal a todas as forças politicas do concelho, a um vasto número de cidadãs e cidadãos de Faro, bem como de muitos coletivos do concelho.

Desta preocupação comum devem resultar medidas para proteger e valorizar este recurso.

Assim, esperamos que a Assembleia Municipal de Faro aprove a moção em que a mesma de compromete com uma moratória a qualquer nova proposta de urbanização na Campina, ao mesmo tempo que recomenda à Câmara Municipal de Faro que negoceie a relocalização das urbanizações já aprovadas, mas que ainda não estão em construção.

Nesta moção a Assembleia Municipal recomenda ainda ao executivo que facilite a fixação de novos agricultores na Campina, e que crie mecanismos de acesso dos produtores locais aos mercados do concelho.