BE Faro quer sessões da Assembleia Municipal transmitidas online

O Bloco de Esquerda de Faro apresenta moção solicitando que as reuniões públicas da Assembleia Municipal de da Câmara Municipal sejam transmitidas em direto no sitio web da Autarquia.

Na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, terá lugar no salão da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, uma sessão da Assembleia Municipal de Faro. Trata-se de uma sessão descentralizada e, a este propósito, os deputados municipais do Bloco de Esquerda apresentam a moção "Pela transmissão de áudio e vídeo das sessões da Assembleia Municipal e da reuniões Públicas da Câmara Municipal de Faro".

Num momento da história em que tanto se fala do afastamento entre os eleitores e os eleitos, é hora de facilitar o acesso dos cidadãos aos órgãos deliberativos e executivos do poder local, independentemente dos cidadãos poderem assistir presencialmente a estas sessões.
Os órgãos eleitos, recorrendo às facilidades proporcionadas pela tecnologia da informação podem, facilmente, transmitir em direto a suas sessões públicas.

Os eleitos pelo Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Faro, estão certos que a possibilidade de transmissão, na Internet, das reuniões públicas da Autarquia de Faro será acolhida tanto pelas diferentes forças representadas na Assembleia, como pela Câmara Municipal de Faro.

A divulgação em direto e a existência de um repositório com os ficheiros áudio e vídeo das reuniões será um importante contributo para a Democracia Local no Concelho de Faro.

Texto da Moção:
Pela transmissão de áudio e vídeo das sessões da Assembleia Municipal e das reuniões Públicas da Câmara Municipal de Faro.

No dia em que se celebra mais uma Assembleia Municipal descentralizada, e sendo um imperativo democrático aumentar a participação e o acesso dos cidadãos aos órgãos do poder local democrático
Numa época em que tanto se fala do afastamento entre os eleitores e os eleitos, é hora de facilitar o acesso dos cidadãos aos órgãos deliberativos e executivos do poder local, independentemente dos cidadãos poderem assistir presencialmente a estas sessões.
Os órgãos eleitos recorrendo às facilidades proporcionadas pela tecnologia da informação podem, facilmente, transmitir em direto a suas sessões públicas.

Assim, a Assembleia Municipal de Faro, reunida em Santa Bárbara de Nexe, em sessão ordinária, no dia 29 de fevereiro de 2016:

1. Delibera transmitir as suas sessões, ordinárias e extraordinárias, em direto, através da Internet, nos formatos de vídeo e áudio, acessíveis a todos os cidadãos, utilizando para isso os meios técnicos do município;

2. Delibera disponibilizar para consulta a qualquer cidadão o áudio e vídeo registados durante as suas sessões no sítio web do município;

3. Recomenda que as reuniões públicas da Câmara Municipal de Faro sejam também transmitidas em direto, via Internet, nos formatos vídeo e áudio, e que seja criado um repositório das sessões no sítio do município.