Share |

Comunicado: Os recentes assaltos em Faro

Segurança: um problema que urge solução, mas cuja raiz principal está a “montante”!

São preocupantes as notícias dos recentes assaltos que se têm verificado em Faro, quer em apartamentos e lojas, quer em viaturas.  Apesar de o fenómeno não ser exclusivo de Faro, é urgente a tomada de medidas para aumentar a segurança, em particular, neste nosso concelho.

Para o Bloco de Esquerda é cara a segurança das/dos cidadãs/ãos. Consideramos ser esta uma das condições primeiras para se viver em liberdade e em democracia. 

Todos os anos, no início da época balnear, se ouve falar em acréscimo de efetivos policiais para o Algarve. Não sendo “varinha mágica” para a resolução do problema, ainda assim, é reconhecido como medida dissuasora para uma boa parte dos amigos do alheio.

Não obstante as anunciadas preocupações dos governos com a segurança, o que nos vai chegando são relatos de mais assaltos, a que não será alheio o facto de se verem poucas forças policiais nas ruas, sem dúvida em resultado das restrições orçamentais.

Todavia, o BE não ignora que as preocupações com a segurança não se devem confinar ao combate à criminalidade. Sendo necessário proteger as/os cidadãs/ãos, é a montante, com a criação de emprego e com a moralização da sociedade através de um eficaz combate à corrupção, que se dão passos para uma sociedade mais justa e, consequentemente, mais segura.