Fevereiro 28, 2018 07:32 PM

Na mais recente sessão da Assembleia Municipal de Faro, realizada a 19 de fevereiro, o Bloco de Esquerda apresentou 3 moções, tendo todas vindo a ser aprovadas. As iniciativas municipais apresentadas pelo Bloco podem ser consultadas aquiaqui e aqui.

Janeiro 8, 2015 04:14 PM

Esclarecimento sobre a nota de imprensa do CDS relativa à falta de preocupação social dos partidos que votaram contra a proposta desta força política na mais recente Assembleia Municipal de Faro

Outubro 17, 2011 12:00 AM

Macário Correia apresenta contas e conclui que aqui e ali as rendas desceram. Só que, pelas próprias contas apresentadas pela autarquia, a média das rendas vai passar de 48,71 para 106,96 euros, ou seja, um aumento médio de mais de 100%.

Janeiro 1, 2011 01:00 AM

As cidadãs e cidadãos de Faro elegeram um representante do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Faro, cumpre-nos agora prestar conta a quem nos elegeu e à restante cidadania de Faro.

Novembro 8, 2010 01:00 AM

Na reunião da Assembleia Municipal do passado dia 3, o PSD aprovou, com a conivência do PS, a contratação de um empréstimo de 50 milhões de euros pelo período de 20 anos. Segundo a simulação apresentada, este empréstimo obrigará a Câmara Municipal de Faro a despender cerca de 5 milhões de euros anuais em juros e amortização da dívida.

Setembro 28, 2009 12:00 AM

Votei contra o requerimento para que a votação do Relatório da Comissão da AMF sobre o modelo financeiro da FAGAR fosse simultaneamente a mesma votação sobre esse modelo e alterações aos Estatutos da empresa, porque, embora concordando com o Relatório nos vários pontos que propõe de alteração à proposta de modelo apresentada pela Câmara, mantenho a posição, sempre assumida pelo BE, de que a Fagar deve ser remunicipalizada, voltando os seus serviços a serem de gestão exclusiva da autarquia.

Março 10, 2009 01:00 AM

Começo dizendo que julgo ser de todo o interesse a existência de empresas deste tipo. Até para a reciclagem de resíduos de madeira, nomeadamente lenhas da mata do Ludo e do Pontal, e também quaisquer outros resíduos da construção civil. Mas não faz sentido que esteja instalada dentro da zona do Pontal (Quinta da Torre), em pleno domínio do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), em espaço considerado pelo PDM como “espaço natural –área florestal de protecção” e ainda, numa pequena parte, como Rede Natura 2000. Mesmo que esta múltipla anomalia tenha sido, a seu tempo, autorizada.

Opinião

Neste aspecto devemos lembrar que o Algarve é uma enorme fonte de receitas para o País, e certamente conseguirá verbas para fazer face às hipotéticas despesas, acrescentando que deve surgir uma dinâmica de solidariedade para com as regiões mais desfavorecidas do todo nacional.

A votação do BE no Algarve é a 2ª mais alta do país (12,9%), logo a seguir a Coimbra (13,01%), o distrito da Marisa e do Pureza. Acho que merecemos uma medalha!

Nesse debate é importante afirmar que, perante as chantagens e boicotes da UE, pode ser necessário pôr em causa a permanência na União, e que, para o caso de nos forçarem a saída, ela deve ser desde já estudada e prevista. Como serão os episódios concretos dessa disputa, não sabemos. Até pode acontecer que, no meio de todas as contradições e divergências que hoje grassam na UE, esta se desagregue por si. Mas o que sabemos de certeza, é que se assim for, isso não irá trazer melhorias para os povos, antes os confrontará com novos e maiores ataques austeritários, medidas antidemocráticas e militarismos agressivos.

O QUE FAZ SENTIDO é pegarmos no conhecimento acumulado, na inteligência emocional, nos ares do 25 de Abril e continuarmos a construir juntos uma sociedade melhor para todas e todos nós!

A democracia não é uma casa sólida que habitamos desde o 25 de Abril, a democracia pode ruir a qualquer momento. Cabe-nos continuar a preservá-la, mudá-la e aguentá-la.

Só a construção de um programa mínimo comum para enfrentar a disputa geoestratégica das potências globais poderá trazer ao primeiro plano dessa disputa a acção própria e independente das esquerdas.

Mas, nos dias de hoje, chamar-lhes de centro, só se justifica se virmos a questão apenas pelo lado geométrico e linear.

Lamentável que tantos organizadores, apresentadores, comentadores, tudo tão inteligente, tão in e prá’frentex, tenham olimpicamente ignorado o colonialismo e os crimes israelitas, mesmo nas barbas dos assassinatos que, na fúria do momento, estão despudoradamente a cometer sobre as martirizadas populações aprisionadas na faixa de Gaza. O pacóvio deslumbramento de quem pensa que também é gente só porque, lá de longe em longe, os donos disto tudo lhe dão um ossinho a roer, para que eles possam continuar a abancar-se com o porco do dinheiro e do poder, também ajudou bem a esta cegueira indesculpável.