sociedade

Julho 12, 2019 12:49 PM

BE FARO QUER APURAMENTO DE RESPONSABILIDADES NO PROCESSO AMBIFARO

A Ambifaro, empresa municipal criada em 1999, tem tido desde sempre
o apoio das sucessivas governações autárquicas do PS e do PSD.

Três anos consecutivos de prejuízos (2015 a 2017), obrigaram a uma
auditoria, tendo a Assembleia Municipal constituído uma Comissão de
Acompanhamento a essa auditoria, da qual fazem parte todos os partidos
representados na Assembleia.

O Bloco de Esquerda sempre fez parte do conjunto daqueles que
questionaram a gestão daquela empresa. As notícias vindas a lume
acerca da gestão danosa da Ambifaro parecem dar razão às nossas
apreensões.

Julho 4, 2019 02:30 PM

A Comissão Coordenadora Concelhia de Faro reuniu no dia 2 de julho com a Associação de Amigos e Utentes do Parque de Campismo da Praia de Faro, a pedido desta para discutir a problemática relativa à denúncia do comodato entre a AUAPCPFARO e a Câmara Municipal de Faro.

A AUAPCPFARO deu conta da sua insatisfação sobre a forma como foi levada a cabo a referida denúncia, nomeadamente da falta de diálogo com o executivo municipal. Os representantes da Associação deixaram claro que a sua luta sempre foi conseguir para Faro um parque de campismo para todos, e não um “condomínio fechado” como parece ter chegado à opinião pública, afirmaram ainda que o contrato de comodato imposto pela Câmara Municipal limitou usufruto do espaço apenas aos associados da Associação, fechando-o aos restantes campistas.

Fevereiro 6, 2018 07:19 PM

A Assembleia Concelhia do Bloco de Esquerda de Faro reuniu no passado dia 2 e decidiu preparar um conjunto de iniciativas de âmbito local, bem como participar em outras de nível regional.

Junho 20, 2016 10:10 PM

Apesar de o referido circo ter já terminado, e em harmonia com outros organismos municipais assim como outras forças políticas, associações e munícipes, demonstramos o nosso enorme desagrado pela fixação de um circo com animais neste município, tendo consciência da exploração e tortura de várias espécies de animais, algumas em vias de extinção, exploradas em condições intoleráveis desde que nascem até que deixam de servir o propósito comercial de que são objeto: o entretenimento da espécie humana e consequente enriquecimento de quem maltrata e inflige dor e trauma a estas espécies.

Junho 7, 2016 01:46 PM

Para o Bloco de Esquerda é cara a segurança das/dos cidadãs/ãos. Consideramos ser esta uma das condições primeiras para se viver em liberdade e em democracia.

Junho 25, 2015 04:24 PM

Confrontado com a tragédia que todos os dias acontece à nossa porta, deve o concelho de Faro também acolher alguns dos refugiados que jogam a sua vida na travessia do mar que une a Europa à Ásia e a África. A moção apresentada pode ser consulta nesta hiperligação.

Opinião

Neste aspecto devemos lembrar que o Algarve é uma enorme fonte de receitas para o País, e certamente conseguirá verbas para fazer face às hipotéticas despesas, acrescentando que deve surgir uma dinâmica de solidariedade para com as regiões mais desfavorecidas do todo nacional.

A votação do BE no Algarve é a 2ª mais alta do país (12,9%), logo a seguir a Coimbra (13,01%), o distrito da Marisa e do Pureza. Acho que merecemos uma medalha!

Nesse debate é importante afirmar que, perante as chantagens e boicotes da UE, pode ser necessário pôr em causa a permanência na União, e que, para o caso de nos forçarem a saída, ela deve ser desde já estudada e prevista. Como serão os episódios concretos dessa disputa, não sabemos. Até pode acontecer que, no meio de todas as contradições e divergências que hoje grassam na UE, esta se desagregue por si. Mas o que sabemos de certeza, é que se assim for, isso não irá trazer melhorias para os povos, antes os confrontará com novos e maiores ataques austeritários, medidas antidemocráticas e militarismos agressivos.

O QUE FAZ SENTIDO é pegarmos no conhecimento acumulado, na inteligência emocional, nos ares do 25 de Abril e continuarmos a construir juntos uma sociedade melhor para todas e todos nós!

A democracia não é uma casa sólida que habitamos desde o 25 de Abril, a democracia pode ruir a qualquer momento. Cabe-nos continuar a preservá-la, mudá-la e aguentá-la.

Só a construção de um programa mínimo comum para enfrentar a disputa geoestratégica das potências globais poderá trazer ao primeiro plano dessa disputa a acção própria e independente das esquerdas.

Mas, nos dias de hoje, chamar-lhes de centro, só se justifica se virmos a questão apenas pelo lado geométrico e linear.

Lamentável que tantos organizadores, apresentadores, comentadores, tudo tão inteligente, tão in e prá’frentex, tenham olimpicamente ignorado o colonialismo e os crimes israelitas, mesmo nas barbas dos assassinatos que, na fúria do momento, estão despudoradamente a cometer sobre as martirizadas populações aprisionadas na faixa de Gaza. O pacóvio deslumbramento de quem pensa que também é gente só porque, lá de longe em longe, os donos disto tudo lhe dão um ossinho a roer, para que eles possam continuar a abancar-se com o porco do dinheiro e do poder, também ajudou bem a esta cegueira indesculpável.