Sobre: assembleia municipal

Outubro 17, 2011

Macário Correia apresenta contas e conclui que aqui e ali as rendas desceram. Só que, pelas próprias contas apresentadas pela autarquia, a média das rendas vai passar de 48,71 para 106,96 euros, ou seja, um aumento médio de mais de 100%.

Janeiro 1, 2011

As cidadãs e cidadãos de Faro elegeram um representante do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Faro, cumpre-nos agora prestar conta a quem nos elegeu e à restante cidadania de Faro.

Novembro 8, 2010

Na reunião da Assembleia Municipal do passado dia 3, o PSD aprovou, com a conivência do PS, a contratação de um empréstimo de 50 milhões de euros pelo período de 20 anos. Segundo a simulação apresentada, este empréstimo obrigará a Câmara Municipal de Faro a despender cerca de 5 milhões de euros anuais em juros e amortização da dívida.

Setembro 28, 2009

Votei contra o requerimento para que a votação do Relatório da Comissão da AMF sobre o modelo financeiro da FAGAR fosse simultaneamente a mesma votação sobre esse modelo e alterações aos Estatutos da empresa, porque, embora concordando com o Relatório nos vários pontos que propõe de alteração à proposta de modelo apresentada pela Câmara, mantenho a posição, sempre assumida pelo BE, de que a Fagar deve ser remunicipalizada, voltando os seus serviços a serem de gestão exclusiva da autarquia.

Março 10, 2009

Começo dizendo que julgo ser de todo o interesse a existência de empresas deste tipo. Até para a reciclagem de resíduos de madeira, nomeadamente lenhas da mata do Ludo e do Pontal, e também quaisquer outros resíduos da construção civil. Mas não faz sentido que esteja instalada dentro da zona do Pontal (Quinta da Torre), em pleno domínio do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), em espaço considerado pelo PDM como “espaço natural –área florestal de protecção” e ainda, numa pequena parte, como Rede Natura 2000. Mesmo que esta múltipla anomalia tenha sido, a seu tempo, autorizada.

Janeiro 20, 2009

A última sessão da Assembleia Municipal de Faro (AMF), realizada no passado dia 12 de Janeiro, debateu duas propostas de empréstimos bancários pretendidos pelo executivo camarário. A aprovação de um com a ausência do PSD na votação e a rejeição do outro por todas as oposições, têm causado basta polémica retractada na comunicação social, sobretudo entre PS e PSD, e com o Executivo, mais uma vez, a meter toda a oposição no mesmo saco do pretenso boicote às “justas” intenções camarárias.

Janeiro 20, 2009

A comparação dos quadros apresentados nos documentos sobre este empréstimo com os apresentados sobre o empréstimo para pagamento aos fornecedores, levanta muitas dúvidas no que diz respeito ao IMT.

Janeiro 20, 2009

Verificamos na discussão das GOPs e do Orçamento para 2009 que a evolução da dívida a curto prazo nas contas camarárias dos últimos anos teve um crescimento acentuadíssimo. Passou de cerca de 8 milhões e 400 mil euros em 2004, para cerca de 19 milhões em 2007. O que é muito preocupante.

Dezembro 21, 2008

Realizou-se no dia 19 de Dezembro a sessão da Assembleia Municipal que discutiu e aprovou a proposta camarária de Grandes Opções do Plano (GOPs) e Orçamento para 2009. Como ocorreu em todos os anos do mandato, o PS votou a favor, PSD e CDU abstiveram-se, o Bloco votou contra.

Abril 25, 2008

Na sessão comemorativa na Câmara de Faro, dos 34 anos do 25 de Abril de 74, Vítor Ruivo, em representação do Bloco de Esquerda local, evocou as "utopias" de Maio de 68 em França, em paralelo com as "utopias" do 25 de Abril português.

Maio 13, 2007

Na sessão da Assembleia Municipal de Faro realizada no passado dia 8 de Maio, o deputado do Bloco de Esquerda foi o único elemento a votar contra a alteração ao Plano de Pormenor do Parque das Cidades em S. João da Venda. Todas as restantes bancadas partidárias votaram favoravelmente.

Maio 13, 2007

Abril 25, 2007

Intervenção de Vítor Ruivo, deputado do BE na Assembleia Municipal de Faro, na Sessão Solene comemorativa do 33º aniversário da Revolução de Abril.

Outubro 26, 2006

Após ter sido rejeitada a primeira proposta camarária de derrama relativa a este ano, o Executivo apresenta-nos nova proposta com uma alteração e um acrescento: Diminui a percentagem de 10 para 9% e anuncia que a verba será utilizada em investimento na área social, nomeadamente em equipamentos para a 1ª infância e idosos.