Share |

Sessão pública sobre “Reabilitação Urbana”

 

Subordinado ao tema "Faro, melhor Cidade para viver.", o Bloco de Esquerda realizará uma sessão pública sobre reabilitação urbana, no dia 1 de Outubro, em Faro.

A iniciativa terá a participação de Rita Cálvario, deputada do BE e autora da proposta-lei apresentada na Assembleia da República sobre recuperação urbana. O deputado Municipal de Faro pelo BE, José Moreira, e o Arquitecto Paisagista Fernando Pessoa compõem o painel de oradores. A deputada Cecília Honório encerrará a sessão.

"Reabilitação urbana: uma acção necessária e urgente", é mote inicial para a conversa em volta do êxodo urbano para a periferia da Cidade: "Estamos a construir uma cidade oca onde o automóvel se torna indispensável para viver. Faro tem vindo a alargar e a crescer para o exterior, ocupando o solo rico da Campina de Faro enquanto o seu interior envelhece e morre."

O Bloco de Esquerda defende a recuperação urbana dos centros das cidades, contribuindo para o desenvolvimento harmonioso e sustentável entre residentes e comércio local, ao mesmo tempo que promove o emprego e o desenvolvimento económico da região. Este será outro tema a ser debatido nesta sessão, que terá lugar no Clube Farense (Rua de Stº António, nº 30) pelas 21h30.

 

A Ruína de Faro

Em paralelo com esta iniciativa, mas com uma dinâmica própria, foi lançado o site "A ruína de Faro", que tem por objectivo inventariar, casas e edifícios, devolutos e degradados da Cidade de Faro. O blog apela à participação dos cidadãos Farenses, através do envio de fotos e vídeos georeferênciados com a localização do imóvel e uma breve descrição do mesmo.

É ainda sugerido o envio de ideias para uso e destino dos imóveis degradados, “pois só a contribuição de todas e todos poderemos recuperar as ruínas da nossa cidade”, remata o propósito do site.