
Somos uma equipa de cidadãs e cidadãos que se candidata à Assembleia de Freguesia do Montenegro apresentando um conjunto de ideias, capazes de RESGATAR a ESPERANÇA dos habitantes da Freguesia do Montenegro. Juntos, eleitores e eleitos, vamos enfrentar as atuais dificuldades do dia a dia a favor de uma melhor qualidade de vida.
A nossa candidatura é a de uma equipa de mulheres e homens, conhecedores da freguesia, experimentados em atividades associativas e sociais, capazes de dar voz às aspirações dos cidadãos, de os mobilizar e organizar para que a Junta de Freguesia aja em seu favor. Este manifesto divulga os princípios básicos da candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Montenegro.
Queremos deixar para trás uma Junta de Freguesia que se tem mostrado desligada da realidade e das dificuldades dos seus cidadãos. Durante este mandato a Junta foi incapaz de construir um projeto de transformação da Freguesia, conformou-se em mantê-la como um dormitório da cidade de Faro, sem projetos próprios, sem vida, sem chamar os cidadãos do Montenegro a participar na vida da freguesia.
Orientamos a nossa proposta de trabalho por três princípios: visão estratégica, participação, transparência!
Propomos a criação de grupos de trabalho, que realizem o levantamento exaustivo dos problemas do dia a dia dos habitantes da freguesias, para melhorar a intervenção da Assembleia e da Junta de Freguesia, sendo as nossas prioridades:
Saúde
Identificação das pessoas acamadas e doentes sem mobilidade. Celebração de parcerias com Instituições de Solidariedade Social, com a Administração Regional de Saúde, com o Centro de Saúde do Montenegro e com recurso aos meios de transporte da Junta de Freguesia, para assegurar a mobilidade das pessoas necessitadas. Se necessário, garantir a assistência de um enfermeiro no transporte.
Emergência social
Criação de um núcleo de trabalho que faça o levantamento exaustivo das carências graves das famílias, e particularmente dos idosos. Contrariar as atitudes de encobrimento da pobreza, enquadrando socialmente as situações identificadas, na defesa dos direitos sociais das pessoas. Preparar uma intervenção que minimize as consequências graves das situações de empobrecimento e de pobreza na saúde e educação das crianças e jovens.
Articular toda esta ação com o plano de emergência social proposto pelo Bloco de Esquerda para o concelho.
Mobilidade
Propomos a criação de um circuito de transporte rodoviário (Minibus) que ligue os diversos pólos habitacionais da freguesia, com uma identificação cuidada e eficaz dos pontos de paragem que melhor sirvam os cidadãos. Para implementar tal circuito, caso o mesmo não venha a ser disponibilizado pelo concessionário dos autocarros do concelho de Faro, propomos a mobilização dos recursos de transporte da Junta e a negociação de uma parceria com a Câmara Municipal para que sejam disponibilizados os meios necessários.
Será possível, deste modo, facilitar o acesso ao comércio local, à frequência e participação nas atividades dos clubes desportivos e ainda aos espaços de convívio e lazer.
Apostamos também na construção de numa rede circulável para deslocações assumidamente utilitárias ou recreativas.
Participação cidadã
Promover e organizar a participação dos cidadãos em ações que visem a criação ou melhoria de bens públicos na freguesia. Ampliar os laços de solidariedade entre os cidadãos, facilitando a intervenção cidadã ao serviço da qualidade de vida no presente e no futuro.
Espaços verdes e de lazer
Pretendemos desenvolver projetos de baixo custo como, por exemplo, transformar áreas de cedência abandonadas em espaços de lazer e ajardinar ruas e outros espaços públicos.
Hortas comunitárias
Criação de um projeto integrado de aproveitamento de terrenos produtivos abandonados nas urbanizações para a criação de hortas destinadas ao autoconsumo e consumo cooperativo. Integração da iniciativa no projeto concelhio de hortas urbanas, já em curso na cidade de Faro, que deverá ser ampliado tal como proposto pelo Bloco de Esquerda.
Parcerias
A degradação da rede viária da freguesia provocada pela circulação de pesados e máquinas ao serviço do Aeroporto deve ser compensada com a cedência de materiais em uso nas obras do Aeroporto, como betão ou betuminoso, possibilitando, por exemplo, o investimento numa rede circulável por todas as áreas da freguesia.
É possível e necessário, também, desenvolver parcerias com a Universidade do Algarve, com o objetivo de facilitar o uso dos equipamentos e infraestruturas do Campus de Gambelas para o desenvolvimento de atividades culturais, como o teatro e a música, e desportivas das coletividades e habitantes da freguesia. Deve também ser facilitado o acesso dos cidadãos aos serviços da biblioteca da Universidade. Em contrapartida, os equipamentos da freguesia e das coletividades devem também ser postos ao serviço dos estudantes da Universidade. Esta é uma relação em que todos podem ganhar.
A eleição desta equipa de homens e mulheres que querem dar o seu contributo para levar a Freguesia de Montenegro ao século XXI, só dependerá da vontade dos habitantes de Montenegro.
Só os seus habitantes poderão RESGATAR a ESPERANÇA desta Freguesia! Sem projetos megalómanos, mas com a participação de todos e de todas na resolução dos problemas do nosso dia a dia, apelamos ao vosso voto nesta equipa do Bloco de Esquerda no dia 29 de setembro.
Votar no Bloco de Esquerda é RESGATAR a ESPERANÇA de termos um apoio na saúde para todos, criando um serviço domiciliário com o acompanhamento de um técnico de saúde; de termos um conhecimento das dificuldades de todos os cidadãos da nossa Freguesia, com um levantamento sério dos casos mais urgentes; de termos zonas de lazer condignas para todos, jardins, parques infantis, ginásios ao ar livre sem custos para os cidadãos; de embelezarmos as ruas da nossa freguesia com zonas ajardinadas. Todos estes projetos poderão ser realizados sem que a crise sirva de desculpa para que nada se faça. Pois são projetos que dependerão da vontade de todos nós, cidadãos que queremos melhorar a nossa qualidade de vida! Os espaços existem, que estão abandonados dentro das urbanizações, a Junta tem equipamentos e meios para colocar ao serviço dos habitantes do Montenegro. Na freguesia há entidades privadas que poderão colocar recursos ao serviço da nossa comunidade assim saiba o executivo da freguesia encontrar as pontes para um bom entendimento.
Votar, no dia 29 de Setembro, no Bloco de Esquerda é contribuir para trazer qualidade de vida digna para a Freguesia do Montenegro! Estaremos prontos e ao teu lado para essa mudança! Vota nesta equipa, Vota Bloco de Esquerda!
Anexo | Tamanho |
---|---|
programamontenegroaf4.pdf | 1.38 MB |