ambiente

Ambiente
Junho 27, 2011 12:00 AM

Na próxima sessão da Assembleia Municipal de Faro o Bloco de Esquerda de Faro levará ao plenário uma moção em defesa da Campina de Faro.

Ambiente
Maio 6, 2009 12:00 AM

A Mata de Ludo, também conhecida como zona do Pontal, é uma área terrestre pertencente ao Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) criado pelo Decreto-lei 373/87. Consiste duma área de aproximadamente 270 hás., encontra-se ao interior da Área Terrestre de Protecção Parcial designada também como área de Intervenção Específica conforme planos recentes do ICN.

Ambiente
Março 16, 2009 01:00 AM

A deputada Alda Macedo do Bloco de Esquerda questionou, na passada sexta-feira, os Ministros da Economia e do Ambiente sobre este projecto candidato a PIN, rejeitando a possibilidade do Governo passar uma declaração de interesse público a um projecto essencialmente de natureza turística-imobiliária. O Governo deve cumprir os seus compromissos europeus e internacionais para a protecção da Ria Formosa, não permitindo que se continue a retalhar esta área sensível com mais e mais construção em prejuízo do verdadeiro interesse público. 

Ambiente
Março 10, 2009 01:00 AM

Na última sessão da Assembleia Municipal, na semana passada, mais uma vez os factos consumados dominaram as tomadas de decisão. Foi no aumento de capital do MARF. Foi ao ser considerada de interesse público a actividade e a localização da empresa de reciclagem de resíduos urbanos e outros que funciona no Pontal, em plena área do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF). Foi até na avaliação de projectos de construção.

Ambiente
Março 10, 2009 01:00 AM

Começo dizendo que julgo ser de todo o interesse a existência de empresas deste tipo. Até para a reciclagem de resíduos de madeira, nomeadamente lenhas da mata do Ludo e do Pontal, e também quaisquer outros resíduos da construção civil. Mas não faz sentido que esteja instalada dentro da zona do Pontal (Quinta da Torre), em pleno domínio do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), em espaço considerado pelo PDM como “espaço natural –área florestal de protecção” e ainda, numa pequena parte, como Rede Natura 2000. Mesmo que esta múltipla anomalia tenha sido, a seu tempo, autorizada.

Ambiente
Setembro 30, 2008 12:00 AM

Neste período inicial de discussão pública do Plano de Estrutura Verde de Faro, o Bloco de Esquerda vem, por este meio, apresentar uma súmula das suas posições. 

Ambiente
Maio 13, 2007 12:00 AM

Na sessão da Assembleia Municipal de Faro realizada no passado dia 8 de Maio, o deputado do Bloco de Esquerda foi o único elemento a votar contra a alteração ao Plano de Pormenor do Parque das Cidades em S. João da Venda. Todas as restantes bancadas partidárias votaram favoravelmente.

Opinião

Foi derrubado o desprezo pelo bem-estar e a saúde das populações, foi derrubada a burocracia e todos os entraves que há mais de 30 anos não tiveram outro objetivo se não o convite ao desânimo por “não haver nada a fazer... muito menos contra a poderosa EDP!”

Ontem, dia 18 de agosto, o poste nº 17 foi finalmente derrubado!

As alterações climáticas são cada vez mais um problema sem solução à vista. Com toda a certeza, vamos ter de continuar a recomendar à Rosalinda que, em

óleo sujo à beira mar”.

Portugal tem sido um dos países do mundo mais hospitaleiros para a comunidade LGBTIQ. Mas isso não é suficiente, é preciso fazer de todos as cidades e municípios portugueses como “Zonas de Liberdade LGBTIQ”, um imperativo democrático e de claro respeito pelos direitos humanos.

A pandemia da COVID-19 atingiu o coração do desporto, com um impacto negativo a vários níveis, desde o desportivo propriamente dito, como o económico e social.

Conforme é do conhecimento público, o Algarve vai receber 1 220 milhões de euros de fundos comunitários até finais de 2027, no âmbito do quadro comunitário de apoio 2021/2027. Trata-se de uma “bazuca” muito significativa para o Algarve, mas insuficiente, a gerir pela CCDR/Algarve, para fazer face às consequências da pandemia.

Atualmente e após quase 47 anos do surgimento da Democracia, Portugal é ainda um País com graves problemas, não sendo o Algarve exceção. Nos últimos 25 anos as desigualdades em Portugal continuaram a aumentar, levando a uma deterioração das condições de vida de uma parte substancial dos portugueses.