1 de Outubro de 2008 - Jornada Nacional de Luta

Promovida pela CGTP e por diversos sindicatos por todo o país, esta jornada vai decorrer, na próxima Quarta-feira, através de diversas greves sectoriais, plenários de empresa, manifestações e concentrações locais.

A luta é feita em torno do combate à revisão do Código Laboral pretendida pelo Governo e pelo patronato, que vem acrescentar menos emprego ao grande desemprego e precariedade existentes, e menos salário aos tão baixos salários que os trabalhadores portugueses já recebem. Sectores como a Função Pública no que respeita ao Regime Geral, às Autarquias e aos Enfermeiros, entre outras áreas da Administração, realizam greves nesse dia (os Enfermeiros estarão em greve também amanhã); o mesmo acontece com os CCT. Estas greves lutam ainda por reivindicações próprias de cada sector.

Por seu lado, a União dos Sindicatos do Algarve promove a realização de três Plenários sindicais abertos a todos os trabalhadores, em três cidades do Algarve:

- Portimão – 9.00h. – Na Sede do Sindicato das Conservas (Qtª do Bispo).

- Faro – 12.00h. – Frente à Escola Superior de Saúde (Esc. Enfermagem)

- Vila R. Stº António – 14.30h. – Na Praça Marquês de Pombal