Maio de 68: O que não aconteceu e que poderia (deveria?) ter acontecido? Pode-se repetí‑lo?
Colóquio/Debate
com
Fernando Rosas, historiador e militante de esquerda
Hélder Costa, encenador e ex-exilado político, em Paris na altura
João Martins, ex-exilado político, em Paris na altura
Dia 3 de junho, domingo,
às 18h00,
no IPDJ (Rua da PSP, Faro)
No tempo actual, política e ideologicamente exigente, vale o esforço de um olhar crítico sobre a História que actualize a compreensão do presente, no confronto com as ideologias que se mascaram na roupagem da sua invisibilidade, escamoteando uma das aprendizagens de Maio de 68.
O historiador e militante de esquerda Fernando Rosas, o dramaturgo, encenador, actor, e ex-exilado político Hélder Costa e o também ex-exilado político João Martins, ambos residentes em Paris à altura dos acontecimentos, são os convidados de honra para questionarem e debaterem a questão que se impõe: "O que não aconteceu e que podia – devia? - ter acontecido? Pode-se repetílo?", no próximo domingo 3 de junho, pelas 18h00, no auditório do IPDJ.
Organizado em parceria do Núcleo de Faro da Associação José Afonso - AJA, Bloco de Esquerda, CÍVIS, Cine Clube de Faro, IPDJ e Sociedade Recreativa Artística Farense - Os Artistas, este debate é o último de três encontros motivados pelo cinema, pela música e pela conversa em que se reflecte a(s) estórias e a História do Maio de 68, também como pretexto de problematizarmos o nosso presente.
As organizações participantes
Núcleo de Faro da AJA, Bloco de Esquerda, CÍVIS, Cine Clube de Faro, IPDJ e Os Artistas