Share |

Praia de Faro. Uma praia para todos!

Praia de Faro O Bloco de Esquerda no seu programa autárquico a propósito da Praia de Faro assumiu o compromisso de defender os recursos naturais do concelho elencando como prioridades a defesa dos valores naturais, a proteção das populações, o usufruto público do território e a defesa das atividades económicas sustentáveis. Quando se discute na praça pública, ainda sem conhecimento cabal do conteúdo do mesmo, o plano de pormenor da praia de Faro, o Bloco de Esquerda de Faro reafirma o seu compromisso com o seu programa e torna pública uma posição clara sobre esta matéria, assim:

Defendemos uma solução justa e digna para comunidade de pescadores da Praia de Faro, os pescadores não são ilegais! Esta comunidade foi expulsa para as pontas da praia pelos bastões da GNR ao serviço da burguesia Faro. Esta comunidade não pode continuar a ser tratada como um empecilho, os seus direitos legítimos têm de ser reconhecidos e devem os seus membros ser realojados em condições dignas e em local onde possam continuar a desenvolver a sua atividade.

Para a Praia defendemos, inequivocamente, a renaturalização completa da mesma. A renaturalização deve abranger tanto a zona de domínio público marítimo, como a zona desafetada, sendo que os proprietários de edificações com direito de propriedade plena devem ser expropriados e justamente indemnizados.

A estabilidade geológica, a qualidade da paisagem e a defesa da Ria Formosa não são compatíveis com a ocupação do território com estruturas de alvenaria e é esta a oportunidade para remediar o que nunca deveria ter sido feito, a desafetação do Domínio Público Marítimo.

Importa alertar que a manutenção da ocupação de parte do território da Praia de Faro, implicará a médio prazo despesas avultadas para o erário público , pois será necessário gastar muitos milhões de Euros na sua proteção, à semelhança do que vem acontecendo em várias zonas costeiras do Algarve e do nosso país.

A requalificação do espaço da Praia de Faro permitirá o usufruto de todos deste magnífico espaço, deverá ser privilegiado o acesso pedonal quer a partir de um parque de estacionamento público na zona do Aeroporto, quer a partir de uma ligação marítima com o centro de Faro. As deslocações na Praia devem ocorrer em passadiços  elevados devendo uma via de serviço ser reservada para o abastecimento de bens, deslocação de veículos de socorro e cidadãos de mobilidade reduzida.

O Bloco de Esquerda defende uma Praia de todos para todos, cremos que é possível respeitando os valores naturais da Ria Formosa, a segurança e a dignidade da comunidade piscatória, e não esbanjando o dinheiro público dotar o Concelho de Faro de um espaço de alta qualidade ambiental e paisagística, aberto ao usufruto de todas e de todos cidadãs e cidadãos de Faro e de todas e todos que nos visitam. A requalificação do espaço da Praia de Faro permite não só o desenvolvimento da atividades económicas tradicionais como a pesca e o marisqueio, como potenciar as industrias do turismo de natureza e do saber, e fazer de Faro um exemplo gestão do território.