Bloco de Esquerda de Faro requer ao Presidente da Assembleia Municipal de Faro verificação da situação do mandato do Eng. Macário Correia.
Considerando que:
1 – É público que: o Senhor Engenheiro Macário Correia foi condenado, por decisão do Supremo Tribunal Administrativo, na perda do mandato autárquico em curso como Presidente da Câmara Municipal de Faro;
- O Senhor Engenheiro Macário Correia recorreu desta decisão do Supremo Tribunal Administrativo para o Tribunal Constitucional, não obtendo tal recurso provimento;
- O Senhor Engenheiro Macário Correia pediu a aclaração do Acórdão do Tribunal Constitucional, o que também não produziu quaisquer efeitos quanto à sua condenação na perda de mandato.
2 - O Senhor Engenheiro Macário Correia tudo tem feito para se manter em exercício de funções como Presidente da Câmara Municipal de Faro, desvalorizando politicamente as decisões judiciais referidas em 1.
3 – Nos termos do artigo 54.º, n.º 1, alínea e) da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, compete ao Presidente da Assembleia Municipal assegurar o cumprimento das leis e a regularidade das deliberações.
4 – Encontra-se convocada Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Faro, pelo que importa verificar a situação do mandato do Senhor Engenheiro Macário Correia, prevenindo a eventual ilegalidade da sua presença ou de propostas da Câmara Municipal de Faro em que o mesmo haja, eventualmente, ilegitimamente participado.
Nestes termos, requereu o Bloco de Esquerda que o Presidente da Assembleia Municipal de Faro, Sr. Luís Coelho tomasse todas as providências possíveis e adequadas para garantir a legalidade da próxima Sessão da Assembleia Municipal de Faro, bem como das respetivas deliberações, verificando qual a situação do mandato do Senhor Engenheiro Macário Correia na Câmara Municipal de Faro.
A Concelhia de Faro do Bloco de Esquerda.